Passam por mim na rua, todos os dias, dezenas, talvez centenas de mulheres atraentes. E outras tantas centenas de mulheres que não despertam a mínima atenção. Possívelmente porque não conhecem o truque. Um colega de curso dizia-me muitas vezes o quanto apreciava o porte de uma mulher. Quando alguma mais interessante passava por nós lá dizia ele o quanto gostava do porte dela. E eu dizia-lhe quase sempre o mesmo. É das botas. Se a vires em casa com chinelos e pijama já não lhe achas piada nenhuma.

O imaginário masculino está condicionado pelos sapatos com salto e pelos retoques de imagem. Há algo nos sapatos que faz as mulheres assumir uma postura muito mais elegante que nos chama a atenção. E por sorte, quando estão deitadas na cama os sapatos pouca importância têm, a postura é outra, e não reparamos no engano. Mas talvez reparemos em como a pele delas não é igual à pele daquelas mulheres fantásticas que vemos nas revistas, com aquelas peles aparentemente sedosas, sem sinais, sem varizes, sem celulite, sem pêlos, sem nada.

A mulher real, aquela que perde o porte todo quando veste o pijama, não tem muito a ver com as mulheres das revistas. Nem todos os homens andam enganados, mas são muitos aqueles que andam. Que não sabem muito bem que as fotografias são trabalhadas, que a pele delas é retocada, que as cores são trabalhadas, que há toda uma produção por trás de cada fotografia que nos enfia pelos olhos dentro uma imagem de deusa que dificilmente se encontra na esquina, no supermercado, no comboio, a caminho de casa.

Efectivamente, deixando de lado qualquer caso extremo em que a natureza não tenha mesmo sido simpática com alguém, não existem mulheres feias e desinteressantes. Há apenas mulheres que não conhecem os truques certos. Mulheres que possam não saber o que é o imaginário masculino. Que não saibam como é importante pentear bem o cabelo, usar os sapatos e a roupa certas, olhar de um certo modo, dizer certas coisas. Importante mesmo é nunca deixar um homem vê-las de chinelos e roupa de andar por casa antes de ele estar totalmente seduzido.

@2001-10-11 22:18